segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fritatta de whatever



[A foto é do blog de receitas de uma pessoa que não conheço de lado nenhum, mas serve para ilustrar - www.santecookware.com]

Apesar do nome, uma fritatta não é mais do que uma omolete, portanto faz-se em dez minutos. Por causa do nome, os miúdos acham que é qualquer coisa italiana - e os miúdos comem qualquer coisa italiana, incluindo pesto, saltimbocca à la romana, o que for.

6 ovos
150 grs de massa cozida (se for esparguete ainda melhor)
5 fatias de queijo que derreta bem (emmental é o meu preferido, mas pode ser mozzarella, flamengo...)
Queijo parmesão ralado
ervas (manjericão, salsa, coentros, etc.) picadinhas
Sal e pimenta q.b.

Deitar azeite numa frigideira, em lume alto, espalhar a massa cozida no fundo e deixar corar ligeiramente. Àparte, bater ligeiramente os ovos com sal e pimenta e juntar as ervas picadinhas. Baixar o lume para médio e acrescentar os ovos. Com juízo para não espalhar o esparguete todo para os lados da frigideira. Por cima, dispor as fatias de queijo e o queijo ralado. Deixar corar lentamente, por baixo e até que o ovo esteja todo coagulado por cima também.

Foi o almoço de Sábado cá de casa para oito miúdos esfomeados e desapareceu tudo, porque tem ovo, porque tem massa estaladiça e porque parece pizza - se ficar bem cozinhada dá para comer à mão e pode ser servida em festas.

Se houver restos (batatas fritas palha, batatas cozidas, carne picada cozinhada, peixe desfiado, atum em lata, whatever) acrescentar (um só). Para uma fritatta mais colorida juntar também pimentos em quadradinhos, cogumelos previamente cozinhados, cenoura ralada, espinafres, aipo, ervilhas cozidas, tomate cortado em pedaços...

P.S. Era ideal ter uma frigideira que possa passar do fogão para o forno, i.e., sem pegas de plástico, mas se não houver uma dessas ficamo-nos só pelo fogão.

Sem comentários:

Enviar um comentário